Tuesday, December 18, 2007

Acabou!!!!!

Bom amigos da rede globo... tenho a grande noticia do milenio, o que tanto esperei por 1 ano e 3 meses:

ACABOU MEU MASTER!!!!!!!!!!!! Depois de 1 ano engordando com a bunda sentada na frente do computador, aumentando a miopia e virando uma freak com desejos morbidos de aprender c++, chegou ao fim minha jornada nos master de artes digitais.

Chego ao fim dessa transformadora experiencia com um projeto do qual me orgulho muito, um work in progress. Há que seguir melhorando e ralando pra que essa "Engrenagem" seja tudo o que pode ser.

Tenho a confiança de ter mudado completamente meus objetivos de vida e de ter começado um caminho novo, o qual pretendo seguir com muita vontade. Quero virar jedi da programaçao/ artista-digital/ freak.

Claro que com o fim do master, vem o fim da bolsa e a grande pergunta filosofal: e agora jose? Tentar desenvolver minhas habilidades programáticas e nao precisar mais de obi-wan pra escrever codigo: que a força esteja conosco!

Deixo o link da web do meu baby, feito com muito suor e tendinite, espero que gostem.

www.geral.etc.br/engranaje

Saturday, October 06, 2007

Continuo meio sem saco de escrever nesse trem aqui...

Estou sem computador proprio (ia comprar um VAIO, mas depois que um amigo disse que nao achava drivers pra Windows XP funcionar com as modernissimas placas de video novas em força total, desisti), esperando a apple resolver em quanto tempo pode me mandar um macbook pro.
Sem conseguir vender o mac véio que ficou n Brasil (gente, se alguém souber de alguem que souber de alguém, me avise por favor! a maquina é super boa :)! Um imac core2duo 2.0GHZ de processamento!).

E fazendo projeto final. Putaquepariuninguémmerece desenhar no processing! Caraio veio! Pra fazer qq coisa vc tem programar na muñeca! NO flash vc importa um desenhinho e pronto, chama ele de movieclip e faz o que quiser com ele. Cada movieclip (uma classe de actionscript) já tem tudo dado de bandeja pra vc: ou seja, VARIOS EVENTOS. Tipo, o movieclip, só pelo fato de ser um movieclip, sabe se o mouse o clicou, o arrastou, se soltou sobre ele, rolou sobre ele etc. Já no processing... vc tem que programar tudo SOZINHO! Coisa a coisa! Um infeeeeeeeeerno. entao se o seu desenhinho é um quadradinho, e vc precisa saber se o mouse passou por cima dele, vc tem que, a cada fotoframa, fazer uma condicional de "se o X do mouse for maior que o X do quadradinho e menor que o x do quadradinho+o tamanho do quadradinho E SE o Y do mouse for maior que oY do quadradinho e menor que o Y do quadradinho+ tamanho do quadradinho ENTAO o mouse está sobre o quadradinho!" Quando é quadradinho é mole. Mas e quando é uma forma maluca? Uma curva, por exemplo? Pois tome trigonometria. X é o coseno do angulo X distancia do raio. o angulo é o arcotangente do cateto oposto /cateto adjacente, ou seja, y/x.
Argh!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nao aguento mais fazer contaaaaa! Pra tudo é conta! E eu inventei de fazer uma parada redonda entao é angulo pra cá e pra lá, um inferno! em hora que eu tenho minhas duvidas se esse papo de software livre nao é um exagero e penso seriamente em passar pra actionscript meu codigo e mandar o opensource pra casa do caralho... Mas depois eu sei que seria um inferno conectar o flash com os outros programas... Daí fico sofrendo pra identificar onde o mouse tá! Grrrrrr

Vai ser um loooongo caminho até dezembro... De muitas noites sem dormir, aposto.

Monday, August 20, 2007

Arcade Fire é pra mim hoje o que Portishead já foi um dia...

Thursday, August 16, 2007

Una noia barcelonina

*os termos que confirmam a barcelonice estao destacados

Num mesmo dia fui ao poliesportivo da Rambla nadar, depois encontrei meu orientador no laboratorio da Reactable na qual ele me disse que teria que consertar a mesa de Bjork que deu um pau nos leds. Saindo de lá fui de Bicing dar uma volta no Parque da Ciutadella. Ao chegar na linda fonte que lá está encontro-me com uma equipe de filmagem. Qual nao é minha surpresa ao identificar que sim, era a filmagem do verao: Woody Allen de maos dadas com uma menininha de 5 anos com traços orientais conversava animadamente com Penelope Cruz e Scarlet Johanson. Nao havia muita gente em volta e os pude ver de razoavelmente perto. Sorrindo me afastei pra ir encontrar minha amiga Andrea na playa de Nueva Icaria onde estivemos algum tempo. Depois seguimos para comer uma bombeta acompanhada de uma deliciosa clara no balcao do La Bombeta na Barceloneta. Tentamos entrar na Champañeria, mas estava fechando. Seguimos para a Rambla do Raval onde tomamos um par de cañas mais e depois compramos cervejas na rua com Paquis. Dormi feliz e certa de que faço totalmente parte de Barcelona.

Friday, August 03, 2007

Hangar

Até hoje nao entendi direito o que é o Hangar. Uma espécie de lugar mágico em que todas as pessoas entendem muito mas muito de alguma coisa tecnologica muito sinistra. É como uma sociedade alternativa, em que pessaos compartem conhecimentos sobre programas opensource e constroem placas de circuito impressa, fazem arduinos melhores que os originais, criam com sensores de bactérias obras artísticas, e todos sao incrivelmente disponíveis. Acho que fica num universo paralelo.

Pois bem, esse sharing spirit se acentua nas quintas feiras a noite, em que gente que domina algum software livre vai pra lá pra ajudar os que nao dominam. Em agosto a principio eles já tao de ferias. Mas quinta passada fui lá e todo mundo falou que ia estar lá na quinta seguinte, daí fui.

Fui pra me ajudarem a terminar de instalar o Linux no IMac que já ta indo pro 3o sistema operativo instalado. TInha começado a instalar o Ubuntu com o Bruno, mas nao demos conta de terminar. O Windows deixou de arrancar. Fui tentar resolver, fiz uma merda, nao consegui mais fazer nada. Primeira liçao: Ubuntu nao é Windows e as janelinhas fofas sao uma enorme enganaçao! A verdade reside no terminal. É escrever tudo no terminal mesmo. As janelas sao uma mentira! E se vc faz alguma coisa errado, se ferrou, porque nada é facil no linux. Foi o que aconteceu, quando fui tentar resolver o problema do windows sozinha, ainda por cima. Apaguei o motor de arranque da maquina e nem ubuntu nem windows tinham condiçoes de funcionar. Pelo menos ainda tinha o OSX.

Bom, botei o Imac de 15 kilos nas costas num backpacking e parti pro Hangar. Chegando lá, primeira etapa, recuperar o tal do GRUB, o motor de arranque. Um inferno. Mas fiquei muito impressionada, como é que o menino, o Al, ficou lá, mexendo na minha maquina muito tempo! E toma texto no terminal (terminal, pra quem nao sabe, é aquela coisa mais basica e antiga dos computadores, que só tem texto, em que pra acessar um diretorio vc escreve
/dir/blabla/minhapasta
ls

Pois é, percebi que sou uma energumina ainda e que tenho muita coisa pra aprender. Na verdade eu so entendo de software e nada da maquina. Até pra mudar de ip movel pra ip fixo preciso de ajuda :( Tenho que apender mais coisas de sistema, e base mesmo. Porque já entendi que é isso que te salva. E o quao importante é saber se virar nessas coisas. Vc pensa que geral do hangar estudou informatica? Nada, meu filho, nego estudou psicologia! E sabe instalar o linux no terminal...

Depois de horas descobrindo o problema, conseguimos resolver. O windows ainda nao funciona mas enfim, tem linux pelo menos. Como tenho o pc da faculdade emprestado, lá tem windows e poso mexer no windows por ele. Nao me arrisco a tentar nada pra resolver esse problema depois de ter visto a galera em açao ontem e de ter descoberto que cm uma linha que nao sabia o que significava no terminal, fiz uma cagada horrorosa.

Depis disso, instalar o PD, outra pequena novela. Comecei a instalar o pacote errado (eu só faço merda mesmo) e pra tirar-lo e instalar o novo foi um cristo. Depois de resolvido, nada de sistema de janelas, ou seja, nem pdp nem Gem. Como só pus essa joça de linux pra poder mexer com video, imagine, sem janela grafica nao servia de nada. E o cara sabia exatamente qual era o problema e como resolve-lo. Esse já outro cara, que entende de PD e que era tao disponivel quanto. Impressive.

Fm das contas: tenho linux mas perdi o windows, de momento. Ele esta la, só nao arranca. Nego falava: mas pra que vc quer windows? Essa galera é radical. Enfim, pus o imac de volta nas costas e voltei pra casa de nitbus. Com a sensaçao de que ese projeto vai ser duro, muito duro....

Sunday, July 29, 2007

Ficando louca

Bom, ok, entao projeto final com o Gunter e vai ser com video. Ok. Massa. Projeto mega ousado, mas beleza, vamos lá encarar.

PD ou Max/MSP? PD é legal, PD eu conheço, eu sei mexer. PD é opensource, super do bem contra o capital. Legal. Entao PD, né? Mas Gem nao le o audio ao mesmo tempo do video... Tem que programar a sincronia... Putz, arriscado, arriscado... Facil de fazer, dificil de ser 100% confiavel... Meleca.

Tem PDP. PDP é radical. PDP nao tem pra PD de windows nao mermao. Só de Mac e olhe lá. O lance mesmo de PDP é Linux. Putz, Linux? Já é demais né nao? Nao, pensa assim: PD no Linux: assunto favorito do Gunter! Vai achar o maximo, vai te ajudar horrores! É verdade. E PDP le o som do arquivo do quicktime bonitinho. Maravilha. Vamos tentar no Mac primerio entao, já que tem? Vamos. Nao funcionou direito. Porque? Tem que instalar o X11. Hum... tá. tranquilo. Cade o cd de instalaçao do OSX? Tá aqui. Demorou. Beleza, tá cm o X11. O PDP rolou, mas o audio do quicktime bonitinho nada. Putz. É, o negócio é Linux.

Ok, vamos tentar linux live cd primeiro né? É. Melhor. Pra que começar agressivando e instalar o terceiro sistema operativo no computador, né? É. Beleza. O live cd no mac nao funcionou. Cacete... Será que o problema é o Ubuntu? Eita. Mas no pc roda legal. Tá. De repente... tem que ser o Debian. Debian? Po, nao pode ser nem o linux mais user friendly nao? O Ubuntu é tao bonitinho... Nao. Tem qeu ser duro, tem que ser linux de gente grande... Ai jesus acabou a luz. Hum...

Vamos tentar instalar o pd no ubuntu live cd do pc. Ok. falta a libjack0.100.0-0. Que qué isso? Ah, tem que baixar na pagina do ubuntu. Ok. Demorou. Ih, pra intalara a libjack, tem que ter a libfreebob0, tem que baixar também neném. Ok. Eba. Agora instalamos o pd. Nao? tem que baixar o que agora? Lemba de uma coisa, instalar programa no live cd é aquela coisa: desligou o computer, tem qeu fazer tudo de novo, sistema com alzheimer... Quero chorar! Nao, entao espera. Vamos encarar meter logo o debian dentro do Mac e pronto. Ai meu Deus.

Mas e se na partiçao do disco ele resolver reformatar meu computador? Vai fazer isso nao. Mas e o windows, que já ta rolando? Ih... De repente vai dar uma elza no windows. Sei lá onde é que tá o cd de instalaçao do windows...

Po, acho que esse papo marxista linux-pd, vai perder pro max ein? Po mas eu nao sei mexer no max. Nao sabe? Aprende. É mas... É mas o cacete. Aprende e pronto. Ok, vamos tetar no max as coisas que tao rolando no pd por enquanto. Ok.

Mas onde é que fica o load meters aqui? Nao sei. Ah, é aqui, demorou. Ahn? Consumo zero da CPU? Impossivel, isso nao ta funcionando direito. Como é que resolve? Ah, vc mexe no max? demorou formar, me ajuda! Como que é? Get Info? Nao tem nao. Esse objeto ta bichado. Como que desbicha? Nao sei. Putz... Vamos lá: tentar a trial do max no osx em vez da trial do windows, de repente melhora. Será? Será. Ok. Bora tentar.

Estou ENLOUQUECENDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Saturday, July 14, 2007

Coisas maravilhosas de se morar em Barcelona

Bicing
idéia genial da generalitat y prefeitura da cidade. São bicicletas publicas, espalhadas em estações específicaas pela cidade. Pagando 6 euros ao ano vc tem direito de usá-las a vontade, sempre que devolva a bike em qualquer estação BICING até 30 minutos depois de tê-la pego. Caso o tempo nao seja suficiente para chegar a eu destino, pode-se sempre trocar de bike numa estaçao no meio do caminho, ou simplesmente renovar o tempo disponivel ao passar o cartão numa estação, dentro dos primeiros 30 minutos.

Bom, e andar de bicicleta por Barcelona no verão é simplesmente incrível. Principalmente ouvindo musica (por mais que na verdade nao seja muito seguro fazer isso). Os carros são bem tranquilos e respeitam as vagarosas bikes. Dá pra ir daqui de casa pra praia em um passeio extremamente agradável (apesar da praia nao ser uma Brastemp).

Cinema
Não é que no Rio não tenham milhoes de sessoes bacanas, de mostras incríveis com varios filmes legais. Tem. Mas todas no CCBB as 14h da tarde! Ir ver um filme antigo é um projeto, não é uma das opções da noite, do cineminha na noite de domingo fechando o fim de semana. Fora tipo que tá (ou tava pelo menos) foda sair do CCBB mais do que 6 da tarde... Aquele ponto de onibus é bem esquisito quando escurece.

Aqui não. Aqui tem sesssao na filmoteca que começa as 22hs da noite, as 23hs até. Fora o Meliés, que está sempre passando uma velharia boa. Você pensa: quero ir ao cinema. E pode escolher entre 300, Shrek e Crepusculo dos Deuses. Isso é simplesmente genial. Fora que tem varios festivais de médio porte. No Rio os festivais são muito ou 8 ou 80, com raras excessões, nao? Ou é uma mostra de 1 semana no MAM com 5 filmes do Sganzerla, ou é o Festival do Rio.

Eternos dias de verão

Claro que o verão daqui nem se compara com o do Rio. Mas o fato é que, como aqui nego tem inverno, a chegada da primavera e do verão realmente mudam as pessoas. Todo mundo fica mais feliz, mais colorido, e os dias sao enooooormes. Anoitece as 21h30 da noite. Isso é genial. Dá tempo de fazer tudo. Você sai pra tomar um chop, ou pruma balada com aquele frescor, como se estivesse indo tomar uma cervejinha as 19hs da noite. É lindo.

Rebaixes
Cara, o que são as liquidações aqui?!! Meu Deus! Sai até no jornal. Chega a dar raiva, se o povo aqui tem muito mais dinheiro que a galera daí, porque os preços descem tanto??? As roupas (não todas, claro) ficam mais baratas que no Brasil, ou seja pra eles fica de graça. Realmente o povo consegue renovar o guarda-roupa inteiro todo ano. Ontem saí de compras e quase fiquei louca. Não me lembro de ter visto nunca o William Bonner anunciando o início das liquidações no Rio Sul...

Festivais de Música
Tudo bem, na verdade, tudo isso acontece mais no verão. Mas meu Deus do Céu! Vários shows imperdíveis, e o dinheiro vai todo embora. Agora estamos em pleno Summercase, que foi o que eu esperei mais! Num mesmo festival: Arcade fire, Flaming Lips, DJ Shadow, PJ Harvey, Air, Chemical Brothers, Scissor Sisters, Kaiser Chiefs... Valeu cada centavo (está valendo, aliás). Beastie Boys no Sonar, White Stripes e Smashing Pumpkins no Primavera Sound... Fora os que eu nao fui tipo, Sonic Youth tocando Daydream Nation, ai jesus!
Podiam só ser mais espalhados no decorrer do ano... Ficaria menos pobrinha...


Meus super Hits da la vida en Barcelona por enquanto são:

- Andar de Bike pelo Raval ouvindo "No Cars Go"
- Show do White Stripes
- Tomar uma Clara num dia quente (Clara é cerveja com sprite. Pra todos os que torceram o nariz nesse momento, só digo o seguinte: Experimentem! É muuuito bom!)
- Ver Tsai Ming Liang, Zhang Ke Jia e Apichatpong seguidinhos no Baff (festival de filme oriental)
- Aniversario do Bruno na extinta Miles de Viviendas.
- Almoço Mexicano feito por Mexicanos!

O show do Arcade Fire só não entra porque estava absurdamente lotado e não consegui ver direito. Mas na veredade foi fenomenal.

Saturday, May 12, 2007

Tsai Ming Liang é meu pastor e nada me faltará

Afinal de contas fui ver os 3 filmes no domingo passado. Que coisa boa! depois de ver tanto filme decepcionante (como foi Sunshine, Maria Antonieta e a dupla Cartas de Iwo Jima - Bandeiras dos Nossos Pais) que coisa boa ver uma sequencia de 3 filmes maravilhosos! Fiquei com raiva de nao te-los vistos separados, pois o ultimo sofreu um pouco devido a meu cansaço.

O Filme novo do Apichatpong é muito legal. Francamente nao entendi o que que incomodou a censura Tailandesa. Tem uma hora que um cara tem uma ereção, mas é dentro da calça! Nao dá prpa ver nada! Tão erótico quanto uma meia. Será que foio esse o problema? Porque se o problema foi o monge que sonha em ser dj entao imagino que "A Copa" não dev ter passado nem na porta da Thailandia...

Tem umas cenas geniais, como a primeira visita do monge que quer ser DJ ao dentista e o monge senhor visitando a médica, ao memso tempo escutando os conselhos da médicaa e dando dicas para ela, com ervas medicinais. Um encanto. Um filme hiper delicado. Filme de situaçoes. Todas elas muito charmosas e gostosas, mesmo as da segunda metade do filme, onde se supoe que teos uma visao mais fria do futuro-presente.

Já o filme do Zhang Ke Jia, que ganhou o festival de Veneza (realmente, os asiaticos tao com tudo, né. Os mais vistos, adorados e cotados. Sao os novos iranianos, hehehe) tem outro clima. Filme muito mais duro, tem a nova China como cenário, um país gigante, entre a avalanche modernizadora e os resquicios de Mao. Muito interessante, mas menos encantador. Mas genial também. Acho que gostei mais do que d'"O Mundo" (nesse momento o pessoal da contracampo se levanta, me xinga e sai revoltado, hahahaha)

Agora, gente: o que é "I Don't Want to Sleep Alone"??? Que filme maravilhosooooo! Já tenho um novo ídolo: Tsai Ming Liang é Deus! De uma delicadeza, uns planos incríveis, o filme é pura essencia, nada sobra, um filme que nao podia ser nada mais. Nao podia ser um poema, nao podia ser uma cançao, nao podia ser uma peça de teatro. Tinha que ser um filme e é simplesmente genial. Tenho que correr atrás do prejuízo, pois só vi 2 filmes do cara e ele tem um monte de filme. Os dois sao simplesmente geniais (esse e o Wayward clouds). Deve ser tudo bom.

Que delicia foi ficar essas 6 horas no cinema vendo coisa boa. Tao dificil. Só vinha vendo filmes que deixavam alguma coisa a dever, alguma coisa que noa que se encaixava bem, e esses tres foram sublimes nao-surpresas e corresponderam maravlhosamente as minhas expectativas (que eram bem altas!)

Lindo lindo, os asiaticos tao como tudo! E com licensa, vouo sair pra ver um filme japones.

(aquela que só tem dois assuntos: Cinema e Master)

Saturday, May 05, 2007

a melhor musa é o prazo

Estou cansada de ter que inventar uma coisa nova toda hora. Como isso é cansativo! Toda semana a gente tem que fazer umas 2 ou 3 práticas pra matérias distntas. Chega um momento que a criatividade acaba. Sem contar que pra criatividade fluir bem é obrigatório um tempo de ócio, que nao tenho tido. Os intervalos entre um trabalho e outro consigo ir ao cinema e pouco mais.

Essa irritaçao em ter que inventar um trequinho que vc aperta um botao e faz nao sei o que a cada 3 por 4 já está me deixando com raiva. Acabo puxando conversa com o computador pra tentar ter uma relaçao menos profissional e exigente o tempo todo. Fico irritada com ele, me sinto casada com 2 (o Bruno e o Dell). Tem dias que a gente se irrita, tem dia que tudo é lindo, a convivencia é intensa. Eu, obviamente convivo MUITO mais com o dell do que com o Bruno e talvez por isso minha relaçao seja mais saudavel com ele que com o outro.

Agora, exatamente agora,é um deses momentos. Tenho que fazer uma pratica livre no virtools. Esse negócio de livre... Como eu sou absurdamente exigente comigo mesma, fico sofrendo pra ter uma ideia genial e fazer uma coisinha bacana. Tenho até terça feira mas amanha vai passar o filme do Tsai Ming Liang, do Apichatpong e do Zhang Ke Jia um atrás do outro e eu to louca pra ver (tá tendo um festival de cinema asiatico que termina amanha). DAí fico aqui sofrendo, batendo a cabeça contra o computador, sem começar a fazer nenhuma outra coiosa muito seria pra nao me desvirtuar do virtools, mas tb sem conseguir começar a fazer qualquer coisa interessante... Argh!

Monday, April 30, 2007

site faxinado!

Depopis de uma tarde inteira as voltas com css e htmls, minha paginita está arrumadinh! Ainda falta muita informaçao, como os videos que fizemos por aqui e os projetos de interfaces fisicas. Mas pelo menos, as coisinhas de programaçao tao todas ordenadas e tá tudo linkadinho (que tava uma vergonha). Agora já dá pra ir lá visitar de vez em quando e ver que novos links pra novas praticasa eu pus! :)

Dêem uma olhada: web maíra

Em breve prometo por os videos. E mais aidante fazer a versao boa do portfolio, com fotos, coisinhas interativas botoes que se mexem etc!

Monday, April 16, 2007

Provence/Pirineus

Mais uma vez, fotitos de viaje! Esta foi a linda Provence, sul da França, terra dos perfumes e aos Pirineus Espanhol e Frances, com direito a muita neve, graus abaixo de zero, Maíra eskiando e caindo de bunda na neve pela primeira vez, coruja, castelos e mais castelos e mais castelos...

Enfim, excelente!










Flash Slideshow






Friday, April 06, 2007

Ai que saudades dos meus amigos/ yo no creo en brujas pero que las hay las hay

Estou com muitas saudades de vcs, meus amigos queridos! Ainda bem que com a internet a gente volta e meia fica sabendo de coisinhas da tchurma por aí. Se bem que sempre tenho a sensação de que só sei de uma parte muito específica e pequena e que quando eu voltar vou descobrir varias coisas mega importantes que aconteceram e que ninguém me falou online (como alguém pintou o cabelo de verde ou entrou pra sara minha terra, hehehehe). Pensando em voces do clubinho e depois de ler o horoscopo da Ana Priscila no Blog dela pensei no seguinte:

A Ana é a leonina mais leonina-geminiana que eu conheço
o PR é o leonino mais virginiano que eu conheço
A Marina é a virginiana mais pisciana que eu conheço
A Taíssa é a canceriana mais aquariana que eu conheço
A Sílvia é a canceriana mais canceriana-pisciana que eu conheço
O Modesto é o capricorniano mais Modesto que eu conheço
A Fernanda é a Fernanda mais virginiana que eu conheço
O escorpiano é a Bárbara mais escorpiana que se conhece
A onça é a sagitariana mais libriana que eu conheço
Eu sou a pisciana menos pisciana que eu conheço

Outra coisa que me veio a cabeça foi:
sou sempre a 3a do trio. Tipo se tem um trio de amigos, eu sou o angulo agudo, no seu sentido obtuso e a hipotenusa no seu sentido equidistante. Tipo: Maíra, Najla e Luli. Maíra, Ana e Modesto. Maíra, Alice e Maria Fernanda. Não sei. Acho que seria triste e desiludida se fizesse parte de um trio amoroso (nao no sentido maridomulheramante, mas no sentido namoradonamoradonamorado). Acho que entre os catetos sempre há uma relação diferente, afinal eles se encontram num angulo reto, tem uma relaçao de afinidade especial(juntos fazem o tao necessario angulo de 90 graus), a qual sempre tenho a sensaçao de estar um pouco alheia. Talvez seja esse meu impeto e desejo de estar sempre fluidamente proxima a todos (e dessa forma talvez, proxima de nenhum). Nao é nada exageradamente sofrido ou sofrível. Foi um flash que passou pela minha cabeça enquanto estava no banho. É essa coisa, eu acho, de nao querer abrir mao de nada e tentar segurar tudo com duas. De ter medo de mergulhar numa coisa tendo que soltar as outras.

Apesar de sentir de forma totalmente diversa a minha relaçao com meus amigos e a minha relaçao com meus interesses, vejo uma semelhança comportamental, acho. Nao que eu nao me aprofunde numa amizade, imagina! Mas ao finial, nao sei, fico com essa sensaçao de equilibrio raro e estranho entre as coisas e as pessoas.

Apesar de totalmente ególatra, pergunto aos amigos o que lhes parece. É assim mesmo? Ou vossa excelentissima percepçao sobre minha pessoa recai sobre um ponto de vista absolutamente destoante deste?

Nao tomarei como ofensa nem descuido vossa omissão :)

Monday, March 26, 2007

Sobre tudo

Em plena crise, em plena crise. A crise maior atual é:
o que não fazer?

Começou o segundo semestre e agora deveríamos escolher entre 7 materias, 4 pra fazer. As disciplinas ofrecidas são:

- Programação Avançada: Nessa matéria continuaremos explorando o ActionScript, e também veremos algumas coisas como um pouco de PHP (principalmente o que significa a parte de troca de informaçao com aplicaçoes), já estamos revendo e aprofundando as possibilidades do Processing, e vamos ver algum outro entornon que nao me lembro qual é. Essa, obviamente, foi a disciplina que não tive nenhuma dúvida em selecionar. Realmente, o Flash tem muitas possibilidades, pelo que vejo.

- Animaçã0 em 3D: Pois é aprender a modelar em 3D studio max. Muito maneiro, mas acabei nao pegando pois eu no sei nada de animaçao e achei que tentar aprendere e 3 meses seria nao aproveitar tao bem o tempo...

- Realidade Virtual: Nessa disciplina vamos ver o que é a realidade virtual como conceito (nao é só luvas e projeçao estereoscópica) e utiliza-la para a arte (?). Acima de qualquer coisa, Realidade Virtual é geraçao de conteúdo em tempo real a impulsos humanos. O programa que usamos é um chamado Virtools que se usa muito pra fazer jogos em 3D.

- Processamento de Video: Aula de pós-produção de vídeo, por enquanto só como combustion. Algum momento veremos coisas como video para internet, streaming, etc.

Multimídia: Essa é sobre páginas web. desenho de uma pagina web e varias tecnologias que envolvem a coisa. CMS, RSS, desenho gráfico... Não sei se vai rolar algo de Ajax.

Improvisaçao e Criação interativa: Essa é usando um programinha chamado Pure Data, que é um entorno de programação visual. Processamento de audio é a grande menina dos olhos dessa disciplina e desse programa. A idéia é fazer instrumentos novos, pensando a interface fisica pra eles de maneira criativa e interessante. A principio deveriamos ver algo de video também. Nao sei. Os professores são a galera do reactable, projeto fantááááástico da faculdade, totalmente xodó. São os caras que programaram, construiram e que tocam a parada.

Processamento de Áudio: Aula de audio em um zilhao de sentidos. Desde captação com microfones dos mais variados tipos, passando por controle em estudio, edição em 5.1, em 6 canais, e mexer em programas tanto pra secuenciar como pra editar como o Cubase.

Pois bem. Essas são as materias. Tô simplesmente DESESPERADA! Não consigo me definir!!! Quero fazer todas!!! A de programação não tive duvidas em escolher. Bom, daí só tenho mais 3. Escolhi a de vídeo mas com um pouco de receio. Manejo um pouco o After Effects (que no fundo é a mesma coisa que o Combustion, se não for melhor) mas tenho um conhecimento toalmente empirico e caótico do programa e dominar melhor esse processamento de imagem não seria naaaada mal.. Mas tenho medo de ser uma coisa meio caô, meio coisas que já sei, sem acrescentar muito. Por outro lado, é a mais vinculada aos meus conhecimentos e acho que seria mais facil aproveita-los num mercado que eu já mais ou menos conheço.

A de audio resolvi pegar como ouvinte, pois a grande menina dos olhos da faculdade é a parte de audio. O estúdio é o máximo, excelente. Não é todo dia que a gente tem um estudio fodão pra aprender a mexer! Parece ser a mais completa, com um conhecimento mais coerente na propria matéria. Mas como minha prioridade não é trabalhar com audio, peguei de ouvinte. Mas tô meio com medo pois essa deve ser das mais puxadas!

A de improvisação peguei por duas razões: adoro um dos professores que dá aula; quero aprender entornos de programação visual, que não tem nada a ver com a logica das linhas de codigo. Muita coiosa boa tá se fazendo nesse esquema de programação de caixinhas. Além do mais quero continuar trabalhando com sensores, que afinal de contas, é muito maneiro :)

Pois bem, daí fica a disputa entre a última vaga. De momento peguei a de realidade virtual. pensei: cara, onde mais eu vou arrumar uma aula de realidade virtual??? Mas por outro lado, não pensei em pegar a de animação (até porque já está tudo tomado e eu só tenho um cérebro) e pra fazer coisas em 3D vou precisar de um modelador... Meio ruim isso. Ficar na dependencia. Por outro lado, não adianta achar que dá pra fazer tudo na vida, porque não dá, ainda mais em artes digitais. Não dá pra dar conta de todo processo... Fico também com medo da gente ficar aprendendo coisas como Second Life. Não quero fazer Second Life! Tô na maior crise...

Daí tem ainda a de Multimedia. Tem muita coisa que é flash, e daí não precisa, pois já tem a de programação que dá um flash mais interessante e mais avançado. Mas tem toda a outra parte. Tá, eu penso, putz, aprender a fazer html, xml, nao deve ser nada comlicado, posso aprender sozinha depois. Mas cara, acaba que no final das contas, isso pode virar teu ganha pão. E essas coisas de "depois aprendo"... Não sei se eu tenho esse tempo "depois". Como fica? Sem contar que a web é o palco pra tudo isso que tô aprendendo na maioria dos casos. Tem que conhecê-la bem e entender como as coisas funcionam aí. E são uma bobagem essas páginas todas em flash, em que tudo demora pra abrir, até um textinho idiota. Quero fazer de ouvinte, mas já tem a de audio como ouvinte. E no fim querer fazer tudo, vc nao faz nada direito, deixa tudo pela metade.

Argh! Porque eu sou assim? Porque quero abraçar o mundo com as pernas? Argh! Não consigo pensar em abrir mão de aprender as coisas... Que sofrimento...

Bom, desabafei.

Sunday, March 18, 2007

coments?

Nao entendi porque o post abaixo tá sem o link pros comentarios...

Friday, March 16, 2007

Enfim, o fim!

Jesus Mary and Joseph, finalmente acabaram essas entregas!!!! Estive afastada dos posts devido a uma intensa (pero intensa mesmo!) batelada de trabalhos pro Master. Acho que foram uns 40 dias com tipo 1 dia e 1/2 de descanso no total. Alguns momentos duvidei que fosse capaz de chegar ao fim com vida e sem queimar as placas-mae (a do computador e a minha).

Junto com o fim das entregas vem: esgotamento mental (nao aguento mais pensar como o flash), esgotamento fisico (preciso dormir, meu ombro e meu pulso me odeiam e odeiam os computadores), satisfaçao de dever cumprido, satisfaçao de comparar os primeiros passos com os atuais e vontade de descançar um pouquinho mas nao muito. Quero aprender tudo que tem no mundo.

Além de tudo isso vem também o final do primeiro bloque de asignaturas (semestre). E análise de uma série de coisas. Somando-se a tudo isso vem a idade nova, completada atabalhoadamente no meio dos seroes de trabalho.

Bom, do master (gente desculpem se nao tenho outro assunto, mas a verdade é que nao existe muita vida além do Master) seguindo os passos da programaçao. Nao sou a programadora que eu quero ser um dia, nem de longe. Muuuuito chao pela frente. Sinto raiva de nao lembrar de uma porçao de coisas de matemática que eu adorava e sabia de tras pra frente. A raiva é porque essas coisas estariam me agilizando gigantemente meus trabalhos. Programaçao na verdade, é puuura matemática, e acho que é por isso que eu gosto tanto. Programar é usar contas a seu favor. Porque é tao lindo? Pois precisamente porque é visualizar e dar uma aplicaçao interessante pra abstrçoes matemáticas. Eu sei que todas as ciencias exatas poderiam se definir assim. Mas o grande lance da programaçao é a liberdade da visualizaçao e utilidade que vc vai dar pra uma funçao. E é mágico como quando vc faz uma conta direitinho, o programa faz tudo e tudo se encaixa. Muitas vezes nao se encaixa e vc tem que descobrir porque, mas de uma maneira geral se encaixa.

O Flash é um programa muito interessante. Ajuda demais, nossa, te dá um monte de parametros dos objetos já de mao beijada, e essa orientaçao a objetos é que faz muita coisa possivel. Mas é foda as vezes vc se perde com tanta variavel e tanto parametro. Alguns momentos sinto saudades do Processing (o que a aula de programaçao avançada deve resolver), apesar de se ter que escrever mais linhas de código mas acho que é mais dificil se perder, já que vc controla tudo. Isso é totalmente um achismo pois as coisas que eu fazia no processing nao eram um 1/2 da complicaçao das coisas que eu to fazendo no flash agora. Os maiores problemas do flash sao:

-Os arquivos sao muito gordos.
-A facilidade de criar variávis as vezes gera preguiça de descobrir o real problema no debugging e gera muitas vezes um programa cheio de remendos pra funcionar
-Trabalhar com som no flash no ruela... Só tocar um mp3zinho e olhe lá. Manipular é imposible.
Coisas de programaçao de gente grande nao sao feitas em flash. Só páginas web (que em geral nao envolvem programaçao de gente grande). Se eu quiser fazer uma mega instalaçao interativas com graficos, provavelmente nao será em flash.

Mas é uma puta duma ferramenta. E eu nao sei nem 1/50 do que ele é capasz.

E programaçao nao é só actionscript. Tem os microcontroladores tb, ou seja, os chips. Outra coisa linda de se ver e se aprender. Fora todos os maneirismos de zilhoes de sensores que te dao possibilidades de fazer as mais diversas interfaces de uso, é muito legal construir alguma coisa pras pessoas interagirem. E ve-las interagindo é a coisa mais linda do mundo! Aí reside a beleza da criaçao em entornos de interaçao. Vc nao concebe uma obra obra, vc propoe um universo. E convida as pessoas a entrarem no universo que vc criou e interagirem. Como muitos de vcs sabem um dos nossos trabalhos foi fazer um Genius (aquele jogo da Grow da sequencia de 4 luzes). Fizemos um que é ao mesmo tempo mesa de bar. Confesso que achei genial. Vc sabe onde tem que chegar e tenta pensar como o chip, pra dizer-lhe o que fazer pra que a coisa funcione. E ver as pessoas jogando, querendo ganhar, "enganchadas", envolvidas ao negócio que vc fez, é lindo. Sério. Tive vontade de chorar.

Acabou que no final nao manipulei tantos sensores pro último trabalho. Isso foi porque pelo projeto que fizemos nao precisava. Mas quero controlá-los melhor. Entendê-los melhor. São muito poptentes. E aprender a usar cameras como sensores também. Vamos ver.

Chega. Amanha eu escrevo mais. Segue abaixo os links pras coisasa que fiz nesse período de trabalho initenso.

Jackpot do Bauman

Dots

Ausente

Debug-Go-Round

Saturday, February 10, 2007

Impressoes tunisianas

Pois bem, fomos a Tunisia como prometido no casório! Primeira etapa da Lua de Mel framentada cumprida!

A Tunisia é linda, um país do tamanho de Portugal, com uma população de uns 10 milhões de habitantes e ainda assim, parecendo uma nasguinha entre a Argélia e Libia, tem uma diversidade incrível. No norte está Tunis, a capital e as ruinas de Cartago, memória da soberania dos Fenícios, certamente razão de orgulho para os Tuisianos.

Ao lado de Tunis tem Sidi Bou Said, uma cidade inacreditavelmente linda. Um dos lugares mais bonitos que eu já fui na vida. Assim como em todas as cidaddes na Tunisia, todas as casas são brancas com portas e janelas azuis da cor do céu de lá, um azul inacreditávelmente azul, intenso, feito de lapis de cor. Como lá é muito seco e o deserto é da metade do país pra baixo, quase nao chove e portanto, quase nunca há nuvens nesse céu azul-Tunísia.

Pois Sidi Bou Said é a cidade mais azul e branco da Tunísia. E toda bem cuidadinha. Cidade de veraneio de ricos, definitivamente. Lá filmaram Casablanca e foi refúgio para Focault escrever alguns de seus livros. Ou seja, bastante inspiradora!

Pra baixo, na costa (ao leste do país) estão as praias e resorts pra aposentados/conferencistas. Ficamos num desses pois fazia parte do pacote. Uma coisa meio chique decadente fake. Um q de Miami, com certeza. O azul do mediterrneo combina com o ceu.

Descendo mais está nada mais nada menos que o deserto do Sahara e seus entornos. O desert do Sahara é... o deserto do Sahara! Das maiores coisas do mundo! Cruza não sei quantos países! E é muito interessante. Confesso que fiquei decepcionada com o tamanho das dunas, esperava dunas-arranha-ceus, mas são beeem baixinhas, pelo menos na parte que eu fui (que era bem pra dentro já...). Tipo, Natal e lençois Maranhenses dão de mil a zero no quesito altura. Mas a areia é realmente dourada. E espalhado pelo deserto existe um povo nomade, que mora em tendas metaded do ano no meio do nada, metade do ano nas cidades proximas.

Um oasis é um pedaço de terra no meio do deserto onde há agua subterranea e por isso crescem palmeiras e há lagos. A diferença dos desenhos animados é que é mais de uma palmeirinha. E alguns deles são explorados turisticamente tendo uns acampamentos-hoteis a base de gerador.

O povo do desrto vive muitas vezes de criar bichos. Ovelhas, cabras e camelos principalmente. Uma das coisasa mais doidas é o seguinte: As cidadezinhas sao uns povoados mega pobres, onde asfalto é uma palavra que nao faz o menor sentido, 5 casas no meio do nada mesmo. Os banheiros são casinhas do lado de fora e no entanto tudo funciona a base de energia solar!!! O govero subsidia as placas, que são carééééésimas e hiper modernas. É um cenário muito estranho e surpreendente. Parece que a profecia de Star Wars se cumpriu, nesse ambiente de remotíssimo passado e futuro de ficçao científica. Há fotos de camelos sendo amarrados a postes de placas solares por figuras de turbantes e capas de pelo de camelo. Uma coisa de filme mesmo.

Perto do deserto há também Matmamta, onde parte dos filmes foi filmada. Ainda esxitem sobras do cenário por lá. Tra-se de uma cidade Berber, outro povo que está por aquelas terras tipo, antes dos Fenícios! Desenvolveram a arquitetura troglodita, que é outra coisa muito diferente. São uns buracos no chao que vao cavando e transformando numa espécie de cavernas, onde no verao fica fresco e no inverno quentinho. Há anos atrás vc chegaria na cidade sem ve-la, pois todas as casas eream subterraneas. Só caminhando vc veria os buracos no chao, teto desse comodo central das casas (lembrar que lá simplesmente não chove nunca) a partir do qual saem todos os outros numa destribuição circular, como raios saindo do centro de um círculo. Nunca tinha visto nada igual.

Fora tudo isso tem toda a cultura arabe, que é muito diferente da nossa. Tem mulher de veu dos pés a cabeça mas tem cocota de calça colada também. Todos vivendo em harmonia. Muitos sao muito simpáticos, muitos te querem levar prum tour turistico sempre, o que pode ser infernal em alguns momentos. As 5 da tarde todo mundo ouve a missa pelo rádio (que é transmitida por todos os radios eu acho), quase ninguém ouve música ocidental. Nem a juventude! Ouvem muito mais artistas locais (apesar de ter registrado que o cartaz do show da Mariah Carrey no país em julho do ano passado ainda estava em muitas paredes). Comigo todo mundo falava em Árabe, claro. Poucos falam inigles, e sao sempre do meio de turismo.

A comida não é tao boa quanto eu esperava mas teve seus bons momentos. Frango com date (uma frutinha que a palmeira dá) é uma delícia, e um brick que comemos foi especial (brick é um omelete com um monte de coisa dentro). No último dia conseguimos fumar fuminho de maça (totalmente legal e nada alucinógeno, porém deliciosamente relaxaante e perfumado) no narguilê.

Em suma, é um lugar muito, muito interessante, Muito lindo e que vale a pena conhecer!

(Será que aprovo no concurso autor-viajante da Lonely Planet?)

Friday, February 02, 2007

Tunisia

Saturday, January 06, 2007

slideshow

Viagem pela costa Cantábrica

Bom, em breve colocarei aqui diretamente algumas fotos e se conseguir, ponho um slideshow! De momento vai o link pra ver lá no flikr as fotitos da viagem pelo norte da Espanha que fizemos agora no fim de ano!

Feliz ano novo!!

Album viagem ao Norte da Espanha