Sunday, March 18, 2007

coments?

Nao entendi porque o post abaixo tá sem o link pros comentarios...

2 comments:

Anonymous said...

É porque tudo o que você falou nele é "sem comentários"... O blogspot tyem um "sensor" que notou isso, confirmado depois pelo modelo matemático de medição de posts, que enquadrou o seu como "excelente... sem comentários".

Etc mas po, queria te dizer que estou super feliz pelo seu caminho. Entendo 100% sua felicidade ao programar.

Me permita porém discordar da sua opinião de que todas as ciências exatas são "uma visualização e aplicação interessante para abstrações matemáticas".

A matemática não é "natural". Nunca se achou na natureza um número. Por que tantos fenômenos são tão bem explicados por equaçõeszinhas simples? Por que sendo uma linguagem, a matemática pode falar de qualquer assunto, assim como o português. Tão longe quanto compreendemos, a matemática pode também ir. Como toda linguagem, a matemática não é a natureza e sim expressa um entendimento que dela fazemos.

Além disso, muitos cientistas, em especial os fetichistas economistas, acham de fato que a matemática sendo bela estéticamente pode ser útil teóricamente. Infelizmente, como ja dicutimos muitas vezes, até com você do lado anti-matemática, muitas vezes esta linguagem é mera escolástica e parnasianismo. De fato, o que faz uma ciencia ser boa é ser capaz de prever fenômenos, dando assim ao homem instrumentos de atuação sobre a natureza - inclusive a sua própria, social. Isto não necessariamente passa por uma matemática de qualquer espécie. por vezes, basta a lingua portuguesa (ou catalã) para dar conta inteiramente de um fenomeno.

Eu acho também que as contas, exceto em processos jurídicos, e mesmo nestes para pelo menos uma das partes envolvidas, são sempre "usadas a nosso favor".

Um beijo e... desculpe pelo coment tão grande.

may said...

PR,
respondi esse teu coment e o computador apagou :S

Primeiro, nunca se desculpe por coments gigantes! Faça-os tao largos e interesssantes quanto possível!

Concordo com muito do que vc disse, a única coisa é que falo da aplicabilidade da matemática apartir dela mesma, nao a partir da necessidade de utilizaçao do codigo. De cereta forma, a partir de um ponto de vista mais proximo aos economistas-parnasianistas, hehehe. No entanto, na programação isso é muito menos "nocivo" creio, pois um padrao de comportamento de uma funçao qualquer pode servir de inspiraçao pra associá-lo a qualquer coisa. Quanto mais parametros vc puder inventar pra manipular, mais interessante...

Mas enfim, muitas vezes simplesmente emula-se algum comportamento físico de alguma coiosa e daí nao tem muito jeito a nao ser dobrar-se a física e usar a matemática pela sua aplicabilidade a natureza e nao como ponto de partida.

Mas enfim,