Saturday, May 12, 2007

Tsai Ming Liang é meu pastor e nada me faltará

Afinal de contas fui ver os 3 filmes no domingo passado. Que coisa boa! depois de ver tanto filme decepcionante (como foi Sunshine, Maria Antonieta e a dupla Cartas de Iwo Jima - Bandeiras dos Nossos Pais) que coisa boa ver uma sequencia de 3 filmes maravilhosos! Fiquei com raiva de nao te-los vistos separados, pois o ultimo sofreu um pouco devido a meu cansaço.

O Filme novo do Apichatpong é muito legal. Francamente nao entendi o que que incomodou a censura Tailandesa. Tem uma hora que um cara tem uma ereção, mas é dentro da calça! Nao dá prpa ver nada! Tão erótico quanto uma meia. Será que foio esse o problema? Porque se o problema foi o monge que sonha em ser dj entao imagino que "A Copa" não dev ter passado nem na porta da Thailandia...

Tem umas cenas geniais, como a primeira visita do monge que quer ser DJ ao dentista e o monge senhor visitando a médica, ao memso tempo escutando os conselhos da médicaa e dando dicas para ela, com ervas medicinais. Um encanto. Um filme hiper delicado. Filme de situaçoes. Todas elas muito charmosas e gostosas, mesmo as da segunda metade do filme, onde se supoe que teos uma visao mais fria do futuro-presente.

Já o filme do Zhang Ke Jia, que ganhou o festival de Veneza (realmente, os asiaticos tao com tudo, né. Os mais vistos, adorados e cotados. Sao os novos iranianos, hehehe) tem outro clima. Filme muito mais duro, tem a nova China como cenário, um país gigante, entre a avalanche modernizadora e os resquicios de Mao. Muito interessante, mas menos encantador. Mas genial também. Acho que gostei mais do que d'"O Mundo" (nesse momento o pessoal da contracampo se levanta, me xinga e sai revoltado, hahahaha)

Agora, gente: o que é "I Don't Want to Sleep Alone"??? Que filme maravilhosooooo! Já tenho um novo ídolo: Tsai Ming Liang é Deus! De uma delicadeza, uns planos incríveis, o filme é pura essencia, nada sobra, um filme que nao podia ser nada mais. Nao podia ser um poema, nao podia ser uma cançao, nao podia ser uma peça de teatro. Tinha que ser um filme e é simplesmente genial. Tenho que correr atrás do prejuízo, pois só vi 2 filmes do cara e ele tem um monte de filme. Os dois sao simplesmente geniais (esse e o Wayward clouds). Deve ser tudo bom.

Que delicia foi ficar essas 6 horas no cinema vendo coisa boa. Tao dificil. Só vinha vendo filmes que deixavam alguma coisa a dever, alguma coisa que noa que se encaixava bem, e esses tres foram sublimes nao-surpresas e corresponderam maravlhosamente as minhas expectativas (que eram bem altas!)

Lindo lindo, os asiaticos tao como tudo! E com licensa, vouo sair pra ver um filme japones.

(aquela que só tem dois assuntos: Cinema e Master)

1 comment:

may said...

ah, ninguem le essa joça!