Saturday, July 14, 2007

Coisas maravilhosas de se morar em Barcelona

Bicing
idéia genial da generalitat y prefeitura da cidade. São bicicletas publicas, espalhadas em estações específicaas pela cidade. Pagando 6 euros ao ano vc tem direito de usá-las a vontade, sempre que devolva a bike em qualquer estação BICING até 30 minutos depois de tê-la pego. Caso o tempo nao seja suficiente para chegar a eu destino, pode-se sempre trocar de bike numa estaçao no meio do caminho, ou simplesmente renovar o tempo disponivel ao passar o cartão numa estação, dentro dos primeiros 30 minutos.

Bom, e andar de bicicleta por Barcelona no verão é simplesmente incrível. Principalmente ouvindo musica (por mais que na verdade nao seja muito seguro fazer isso). Os carros são bem tranquilos e respeitam as vagarosas bikes. Dá pra ir daqui de casa pra praia em um passeio extremamente agradável (apesar da praia nao ser uma Brastemp).

Cinema
Não é que no Rio não tenham milhoes de sessoes bacanas, de mostras incríveis com varios filmes legais. Tem. Mas todas no CCBB as 14h da tarde! Ir ver um filme antigo é um projeto, não é uma das opções da noite, do cineminha na noite de domingo fechando o fim de semana. Fora tipo que tá (ou tava pelo menos) foda sair do CCBB mais do que 6 da tarde... Aquele ponto de onibus é bem esquisito quando escurece.

Aqui não. Aqui tem sesssao na filmoteca que começa as 22hs da noite, as 23hs até. Fora o Meliés, que está sempre passando uma velharia boa. Você pensa: quero ir ao cinema. E pode escolher entre 300, Shrek e Crepusculo dos Deuses. Isso é simplesmente genial. Fora que tem varios festivais de médio porte. No Rio os festivais são muito ou 8 ou 80, com raras excessões, nao? Ou é uma mostra de 1 semana no MAM com 5 filmes do Sganzerla, ou é o Festival do Rio.

Eternos dias de verão

Claro que o verão daqui nem se compara com o do Rio. Mas o fato é que, como aqui nego tem inverno, a chegada da primavera e do verão realmente mudam as pessoas. Todo mundo fica mais feliz, mais colorido, e os dias sao enooooormes. Anoitece as 21h30 da noite. Isso é genial. Dá tempo de fazer tudo. Você sai pra tomar um chop, ou pruma balada com aquele frescor, como se estivesse indo tomar uma cervejinha as 19hs da noite. É lindo.

Rebaixes
Cara, o que são as liquidações aqui?!! Meu Deus! Sai até no jornal. Chega a dar raiva, se o povo aqui tem muito mais dinheiro que a galera daí, porque os preços descem tanto??? As roupas (não todas, claro) ficam mais baratas que no Brasil, ou seja pra eles fica de graça. Realmente o povo consegue renovar o guarda-roupa inteiro todo ano. Ontem saí de compras e quase fiquei louca. Não me lembro de ter visto nunca o William Bonner anunciando o início das liquidações no Rio Sul...

Festivais de Música
Tudo bem, na verdade, tudo isso acontece mais no verão. Mas meu Deus do Céu! Vários shows imperdíveis, e o dinheiro vai todo embora. Agora estamos em pleno Summercase, que foi o que eu esperei mais! Num mesmo festival: Arcade fire, Flaming Lips, DJ Shadow, PJ Harvey, Air, Chemical Brothers, Scissor Sisters, Kaiser Chiefs... Valeu cada centavo (está valendo, aliás). Beastie Boys no Sonar, White Stripes e Smashing Pumpkins no Primavera Sound... Fora os que eu nao fui tipo, Sonic Youth tocando Daydream Nation, ai jesus!
Podiam só ser mais espalhados no decorrer do ano... Ficaria menos pobrinha...


Meus super Hits da la vida en Barcelona por enquanto são:

- Andar de Bike pelo Raval ouvindo "No Cars Go"
- Show do White Stripes
- Tomar uma Clara num dia quente (Clara é cerveja com sprite. Pra todos os que torceram o nariz nesse momento, só digo o seguinte: Experimentem! É muuuito bom!)
- Ver Tsai Ming Liang, Zhang Ke Jia e Apichatpong seguidinhos no Baff (festival de filme oriental)
- Aniversario do Bruno na extinta Miles de Viviendas.
- Almoço Mexicano feito por Mexicanos!

O show do Arcade Fire só não entra porque estava absurdamente lotado e não consegui ver direito. Mas na veredade foi fenomenal.

1 comment:

Anonymous said...

Ai, que vontade de estar aí contigo!!!