Monday, March 26, 2007

Sobre tudo

Em plena crise, em plena crise. A crise maior atual é:
o que não fazer?

Começou o segundo semestre e agora deveríamos escolher entre 7 materias, 4 pra fazer. As disciplinas ofrecidas são:

- Programação Avançada: Nessa matéria continuaremos explorando o ActionScript, e também veremos algumas coisas como um pouco de PHP (principalmente o que significa a parte de troca de informaçao com aplicaçoes), já estamos revendo e aprofundando as possibilidades do Processing, e vamos ver algum outro entornon que nao me lembro qual é. Essa, obviamente, foi a disciplina que não tive nenhuma dúvida em selecionar. Realmente, o Flash tem muitas possibilidades, pelo que vejo.

- Animaçã0 em 3D: Pois é aprender a modelar em 3D studio max. Muito maneiro, mas acabei nao pegando pois eu no sei nada de animaçao e achei que tentar aprendere e 3 meses seria nao aproveitar tao bem o tempo...

- Realidade Virtual: Nessa disciplina vamos ver o que é a realidade virtual como conceito (nao é só luvas e projeçao estereoscópica) e utiliza-la para a arte (?). Acima de qualquer coisa, Realidade Virtual é geraçao de conteúdo em tempo real a impulsos humanos. O programa que usamos é um chamado Virtools que se usa muito pra fazer jogos em 3D.

- Processamento de Video: Aula de pós-produção de vídeo, por enquanto só como combustion. Algum momento veremos coisas como video para internet, streaming, etc.

Multimídia: Essa é sobre páginas web. desenho de uma pagina web e varias tecnologias que envolvem a coisa. CMS, RSS, desenho gráfico... Não sei se vai rolar algo de Ajax.

Improvisaçao e Criação interativa: Essa é usando um programinha chamado Pure Data, que é um entorno de programação visual. Processamento de audio é a grande menina dos olhos dessa disciplina e desse programa. A idéia é fazer instrumentos novos, pensando a interface fisica pra eles de maneira criativa e interessante. A principio deveriamos ver algo de video também. Nao sei. Os professores são a galera do reactable, projeto fantááááástico da faculdade, totalmente xodó. São os caras que programaram, construiram e que tocam a parada.

Processamento de Áudio: Aula de audio em um zilhao de sentidos. Desde captação com microfones dos mais variados tipos, passando por controle em estudio, edição em 5.1, em 6 canais, e mexer em programas tanto pra secuenciar como pra editar como o Cubase.

Pois bem. Essas são as materias. Tô simplesmente DESESPERADA! Não consigo me definir!!! Quero fazer todas!!! A de programação não tive duvidas em escolher. Bom, daí só tenho mais 3. Escolhi a de vídeo mas com um pouco de receio. Manejo um pouco o After Effects (que no fundo é a mesma coisa que o Combustion, se não for melhor) mas tenho um conhecimento toalmente empirico e caótico do programa e dominar melhor esse processamento de imagem não seria naaaada mal.. Mas tenho medo de ser uma coisa meio caô, meio coisas que já sei, sem acrescentar muito. Por outro lado, é a mais vinculada aos meus conhecimentos e acho que seria mais facil aproveita-los num mercado que eu já mais ou menos conheço.

A de audio resolvi pegar como ouvinte, pois a grande menina dos olhos da faculdade é a parte de audio. O estúdio é o máximo, excelente. Não é todo dia que a gente tem um estudio fodão pra aprender a mexer! Parece ser a mais completa, com um conhecimento mais coerente na propria matéria. Mas como minha prioridade não é trabalhar com audio, peguei de ouvinte. Mas tô meio com medo pois essa deve ser das mais puxadas!

A de improvisação peguei por duas razões: adoro um dos professores que dá aula; quero aprender entornos de programação visual, que não tem nada a ver com a logica das linhas de codigo. Muita coiosa boa tá se fazendo nesse esquema de programação de caixinhas. Além do mais quero continuar trabalhando com sensores, que afinal de contas, é muito maneiro :)

Pois bem, daí fica a disputa entre a última vaga. De momento peguei a de realidade virtual. pensei: cara, onde mais eu vou arrumar uma aula de realidade virtual??? Mas por outro lado, não pensei em pegar a de animação (até porque já está tudo tomado e eu só tenho um cérebro) e pra fazer coisas em 3D vou precisar de um modelador... Meio ruim isso. Ficar na dependencia. Por outro lado, não adianta achar que dá pra fazer tudo na vida, porque não dá, ainda mais em artes digitais. Não dá pra dar conta de todo processo... Fico também com medo da gente ficar aprendendo coisas como Second Life. Não quero fazer Second Life! Tô na maior crise...

Daí tem ainda a de Multimedia. Tem muita coisa que é flash, e daí não precisa, pois já tem a de programação que dá um flash mais interessante e mais avançado. Mas tem toda a outra parte. Tá, eu penso, putz, aprender a fazer html, xml, nao deve ser nada comlicado, posso aprender sozinha depois. Mas cara, acaba que no final das contas, isso pode virar teu ganha pão. E essas coisas de "depois aprendo"... Não sei se eu tenho esse tempo "depois". Como fica? Sem contar que a web é o palco pra tudo isso que tô aprendendo na maioria dos casos. Tem que conhecê-la bem e entender como as coisas funcionam aí. E são uma bobagem essas páginas todas em flash, em que tudo demora pra abrir, até um textinho idiota. Quero fazer de ouvinte, mas já tem a de audio como ouvinte. E no fim querer fazer tudo, vc nao faz nada direito, deixa tudo pela metade.

Argh! Porque eu sou assim? Porque quero abraçar o mundo com as pernas? Argh! Não consigo pensar em abrir mão de aprender as coisas... Que sofrimento...

Bom, desabafei.

9 comments:

Anonymous said...

reactable é fodona! Muito visu e muito prática... bem melhor que as coisas do tipo que ja vi em programas da discovery chanel (instalações para brincar com som com captação de movimentos em lasers para transformação em música).

Anonymous said...

Xml e html... afirmo que serão importantes para você.

may said...

Não é maneiríssimo? E os professores sao uns fofos! Vou tentar fazer só a parte de não-flash de ouvinte, até quando der...

Agora, senti que vc está com um preconceito contra o flash que não deveria ter, ein... Programaçao de interativos orientada a objetos pra internet é flash na cabeça, hehehe. C é bom pra quando vc faz coisas que tem que processar muita informaçao (muita mesmo, tipo videos que se alteram em tempo real, coisas do genero). Fiquei pensando que demoraria pra carregar mas é normal um jogo demorar pra carregar tb, nao? O second life, por exemplo pra abrir demora um século, um tempo de latencia gigante. E uma vez que está carregado, nao tem mais latencia com o flash (a menos que vc carregue um outro swf dentro, mas enfim)

De todas as formas tenho que olhar melhor o mail que vc me mandou.

Anonymous said...

Maira, não leia as regras por enquanto. estou modificando-as, pois tive uma reunião com uma paleobióloga do Museu Nacional, e meu jogo sofre uma... evolução hehehe.

Apenas veja a parte sobre combates.

Beijos

Fernanda said...

Caraca, que maneiro!!!

Não tenho a menor idéia de como fazer pra te aconselhar, mas tô achando muito foda ter uma amiga super descolada no mundo virtual...

Tô na maior torcida pra qd vc voltar contar contigo pra botar algumas idéias em prática...

Fora isso, muitas saudades, moça!!!

Beijocas, Fê

Anonymous said...

Maíra, desculpe as perguntas bobas, mas que programa é o compilador de Flash, e será que existe algum curso online razoável?

O Flash pode ser a linguagem usada para um jogo de internet com 4 jogadores, por turnos?

Quero ter alguma noção desta ferramenta.

Beijos,

Pedro

Anonymous said...

É o carro do pão, é o carro do pão.

É o blog da may, é o blog da may.

Em plena crise, em plena crise.

may said...

Hahahahaha

Entao, PR, o compildaor do flash é o proprio flash. Quando vc dá ctl+enteer ele gera um arquivo swf que é o executável (com todo o codigo dentro).

Cara, nao sei se tem um curso online bom. Tem um tutorial daquela linda que dá pra baixar mas acho que é mais pra usar a interface de desenho que de programaçao. O lance é vc primeiro aprender a programar, depois disso aprender a linguagem actionscript (que é a linguagem do de proramaçao do flash) é mais facil.

A vantagem é que o flash é orientado a objetos. O java acho que tb pode ser, mas eu nao sei java ainda, so javascript. O lance de qualquer coisa multiusuários é o programa ser vinculado a um banco de dados. O flash pode se conectar ao mysql, mas eu ainda nao sei fazer isso (mas vou aprender até junho). A base de dados guarda o que vai acontecendo. Eu já vi coisas colaborativas feitas em flash na rede, mas agora nao to lembrando de nenhum link pra te mandar.

To aprendendo esse programa que é o virtools que é pra dar interatividade a coisas em 3D. Mas eu sei bem mais flash que esse programa, que acabei de aprender. Ele certamente tem como se conectar a base de dados tb, pois é um programa feito pra fazer jogos a la second life.

A questao dos turnos deve ser a parte mais facil. Mas como te disse, primeiro tenho que entender o funcionamento da ligaçao com o mysql. Se dá pra ligar o flash em sensores, deve dar pra mandar dados online facilmente. É o caso de fazer testes. Se nao tiver muita imagem muito pesada, se as imagens forem todas vetoriais, nao deve ser muito lento nao.

O problema do virtools é só que eu nao sei modelar (fazer bonequinhos em 3d). Tem que arrumar alguem que entenda de maya ou 3d max pra fazer os boequinhos em 3d e o cenario e tudo mais.

De qq forma to te falando tudo meio assim, ainda nao li as regras do jogo :)

Anonymous said...

bom comeco